quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Revolução Farroupilha



A Revolução Farroupilha, do Rio Grande do Sul, iniciada em 1835, é lembrada, em muitas Lojas Maçônicas.
Vem à memória, especialmente a figura do Irmão Giuseppe Garibaldi e sua amada esposa e Irmã Anita Garibaldi, considerados dos mais populares heróis do mundo. O conceito é alicerçado nos seus ideais maçônicos e na trajetória de luta pela liberdade. Ferrenho defensor de idéias liberais, anticlerical ficou conhecido como "O Herói de Dois Mundos".
Na vida profana foi um político revolucionário nascido, em 1807, em Nice (que à época pertencia à Itália, até o ano de 1860, quando passou para a França definitivamente).
Entrando para a marinha da Sardenha, aderiu, em 1833 ao movimento "Jovem Itália", de Mazzini de idéias republicanas. Envolveu-se em uma conspiração frustrada de ataque à Gênova que, descoberta (1834), obrigou-o a fugir para o Brasil e, aqui passou a lutar ao lado dos Farroupilhas em conjunto com grupo de italianos. Entre estes - cerca de 50 - havia carbonários, membros de uma sociedade secreta, segundo alguns, derivada da maçonaria, formada para lutar contra o domínio napoleônico.
Garibaldi Viveu 14 anos na América do Sul
Em 1836 recebeu um comando do general Bento Gonçalves, e participou de ataque a Laguna, em Santa Catarina, onde conheceu Ana Maria Ribeiro da Silva, em 1839 que passou à história como a celebre Anita Garibaldi com quem fugiu para Montevidéu em 1840 e que iria acompanhá-lo por toda a sua vida.
Giuseppe Garibaldi, quando Soberano Comendador Grão Mestre da Maçonaria em Palermo, a 25 de maio de 1864, decidiu fundar Lojas Femininas, na prática Mistas, já que irmãos participavam normalmente de seus trabalhos. Iniciou sua esposa e companheira, a brasileira Anita Garibaldi. Em seus Placets, constam Iniciações de sua filha Teresita e de Luigia Candia, esposa do Irmão do Grau 33 Paulo de Michelis. Em 1881, Garibaldi reuniu os Ritos de Memphis e Misraim e se tornou o Grande Hierofante de ambos. Após a morte de Garibaldi, em 1882, os Ritos entraram em um período "obscuro" até que, em 1890, várias lojas de ambos os Ritos foram reunidas e surgiu o Rito de Memphis - Misraim. Em 1900, para a liderança do Memphis - Misraim foi indicado o italiano Ferdinando Francesco degli Oddi que foi substituído, em 1902, pelo inglês John Yarker. O Rito chegou aos 97 graus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário